E durante a graduação? Confira 5 dicas para sair à frente dos demais

woman standing in hallway while holding book
Foto por Anastasiya Gepp em Pexels.com

Nos anos finais da faculdade, é comum que o aluno comece a se preocupar e a pensar em seu futuro, o que fará após receber seu diploma e como será esse percurso.

Considerando que você tenha descartado a ideia de se enveredar pelo caminho dos concursos públicos e tenha decidido pela advocacia, já parou  também para pensar em aproveitar o período da graduação para se preparar para o mercado de trabalho?

É possível sim, ainda na faculdade, iniciar sua trajetória, com alguns pequenos passos você pode começar a se destacar no mercado jurídico. Mas como?

Aqui, algumas dicas para você dar um pontapé inicial e começar a se preparar para sua carreira na advocacia, seja advogando por conta própria, ou, como contratado/associado em alguma empresa/escritório de advocacia.

01. FAÇA ESTÁGIOS

Já falamos  por aqui sobre a importância de, logo nos primeiros anos da faculdade de direito, dar início aos estágios na área jurídica. É através deles que você aprenderá a prática, tão diferente dos livros doutrinários, o como é que se faz na advocacia.

Nos anos finais da faculdade, se já tiver claro seu anseio por advogar, tente dar preferência por estágios em escritórios, onde seja possível peticionar, preparar recursos, assistir audiências, dentre outros afazeres correlatos.

02. CADASTRE-SE EM SITE DE CORRESPONDENTES

Sabia que o estudante de direito também pode atuar como correspondente? Para alguns atos específicos, como retirada de cópias, solicitação de certidões, envio de documentação via correios, não é necessário ser advogado. Além de complementar sua renda, você poderá ficar mais próximo dos autos, da advocacia e do contato com clientes.

03. FAÇA UM BLOG

Atualmente , o marketing digital está presente em todos os nichos, portanto, você precisará se diferenciar em um mercado onde fará parte em um futuro bem próximo,  com mais de outros 1,5 milhões de advogados.

A melhor maneira de fazer isso é produzindo conteúdo. Você pode compartilhar sua rotina como estudante de direito, um pouco de suas idas ao fórum, seus estudos para provas e trabalhos, sua preparação para o exame de ordem, dentre outras movimentações.

Além disso, você pode escrever conteúdo jurídico daquilo que for estudando e aprendendo, com auxílio de um professor, por exemplo. Também é possível publicar seus artigos no JusBrasil, algo altamente recomendável, pois imagine quantos artigos você pode ter por lá dentro do período 05 (cinco) anos?!

04. APROVEITE PARA FAZER NETWORKING

Sabe aquele seu colega de turma que você acha chato e não suporta ouvir a voz? Então, muito provavelmente você irá encontrar com ele por muitas e muitas vezes. Pode ser que ele seja o juiz da causa que esteja julgando seu processo futuramente ou um colega que conseguiu um emprego naquela multinacional e agora é coordenador da área jurídica.

Portanto, o ideal é compreender, desde a faculdade, que todos os alunos devem ser colegas e tratar a todos com educação e respeito, sendo importante sempre buscar o convívio harmônico com colegas de turma, professores, coordenadores de curso e todos os envolvidos da instituição.

Também não se deve menosprezar ninguém, pois muitos que não são exímios alunos tornam-se profissionais brilhantes, e no dia de amanhã, pode ser seu chefe, seu parceiro ou sócio.

05. ESTUDE TUDO QUE PUDER

É em razão de como se levou a graduação que muitos são reprovados no Exame de Ordem. Não é incomum, inclusive, alguns alunos apontarem que foram aprovados sem maiores esforços, tendo em vista a base que tiveram durante o curso.

Durante a faculdade é a melhor oportunidade para ter uma boa base para o resto da vida no direito, fazer leituras doutrinárias e artigos de apoio, prestar muita atenção nas aulas, grifar os livros, fazer resumos e tentar absorver o máximo possível de conteúdo além de abrir muitas portas, oportunizará você ser um profissional com bases sólidas.

Gostou dessas dicas? Caso queira saber mais, comente abaixo!

Até a próxima.

Publicado por Portal da Advocacia

Fernanda Moreira é advogada, empreendedora e atua prestando assessoria jurídica para outros empreendedores, nas áreas de direito empresarial de tributário. Apaixonada por novas tecnologias e direito, é entusiasta do setor de inovações, startups e modelos de negócios disruptivos. Dedica-se a enfrentar o mundo jurídico como aliado das operações comerciais, e não o contrário, possibilitando crescimento seguro e viável para empresas que estejam em crescimento e expansão. Contato: fmoreira@moreiracruz.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: